ARTIGOS

Um inferno para chamar de nosso

Entre os anos 1307 e 1321, Dante Alighieri escreveu uma obra-prima da literatura mundial. A Divina Comédia trouxe o próprio Dante como protagonista e acompanha sua história de conversão: de…

Um oceano de oportunidades

O maior habitat do planeta está cada vez mais sendo afetado pela mudança global do clima. Os oceanos desempenham um papel fundamental no equilíbrio planetário, seja por produzir 70% do…

Mudança do Clima: engenharias, agronomia e geociências

Até alguns dias atrás o mundo estava reunido na 26ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima, a COP26. Nunca antes, uma conferência de…

COVID-19, inovação e (des)igualdade

11 de março de 2020. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara, oficialmente, que enfrentamos uma pandemia. O vírus que se alastrou pelo planeta teve seu primeiro caso reportado pela…

Por que aqui não?

Depois de sair de uma reunião com lideranças indígenas Tuxá em Paulo Afonso, pegamos a estrada em direção a Uauá. Era 2010 e o deputado federal, Edson Duarte, concorria ao…

Energia solar: emprego, economia e meio ambiente

Não é mera coincidência que a maior inflação de maio dos últimos 25 anos aconteça junto da maior crise hídrica dos últimos 91 anos no Brasil. As evidências científicas demonstram…

Um oceano de oportunidades

O maior habitat do planeta está cada vez mais sendo afetado pela mudança global do clima. Os oceanos desempenham um papel fundamental no equilíbrio planetário, seja por produzir 70% do…

Meio Ambiente no boleto

Não bastasse a pandemia levando vidas, pressionando governos, arrasando setores econômicos e afastando as pessoas, em 2021 também vivemos a maior crise hídrica em 91 anos no Brasil. Enquanto isso,…

Sem clima para a economia

Um vídeo que viralizou logo no início da pandemia mostra o fundador da Microsoft, Bill Gates, na conferência anual TED. Gates sobe ao palco empurrando um antigo cilindro de mantimentos…

Futuro sem senso

Enquanto o mantra da nova economia é data is the new oil, políticas públicas precisam recorrer à corporações privadas como Google e Waze para garantir dados, institutos públicos são sucateados…

A árvore que ergueu impérios

Ela salvou a humanidade da “peste das pestes”, ergueu impérios e o primeiro cartel farmacêutico do mundo, ajudou os aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial e foi parar na…

Mudando penteados, mentes e cidades

Como o estímulo ao uso das bicicletas ajudará a termos cidades saudáveis, sustentáveis e resilientes. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o planeta vivia uma pandemia…
Menu