ARTIGOS

A árvore que ergueu impérios

Ela salvou a humanidade da “peste das pestes”, ergueu impérios e o primeiro cartel farmacêutico do mundo, ajudou os aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial e foi parar na…

Mudando penteados, mentes e cidades

Como o estímulo ao uso das bicicletas ajudará a termos cidades saudáveis, sustentáveis e resilientes. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o planeta vivia uma pandemia…

Mercadores da Natureza

Como o dinheiro do terceiro maior mercado ilegal do planeta se conecta com a destruição de ambientes naturais criando um ambiente propício à transmissão de novos vírus a humanos A…

A crise já estava aqui

Como a crise climática, o tráfico e consumo de animais silvestres, o desmatamento e a produção de animais nos ajudam a entender porque o mundo parou com o novo coronavírus.…

Chegamos ao Ponto de Mutação?

Angustiado com o isolamento necessário para enfrentarmos esse organismo microscópico, mas entre reuniões digitais, afazeres domésticos e apoio a organizações sociais e grupos vulneráveis, consegui também me reencontrar com alguns…

Antropoceno: Crise do Clima e Pandemias

Não se fala em outra coisa. Um ser que ninguém vê a olho nu, pode estar em todo lugar, tendo viajado o mundo inteiro e alterado a vida de famílias,…

O Recado Ambiental da Pandemia

Há tempos soam alertas da ciência sobre a relação entre as doenças infectocontagiosas e a degradação ambiental provocada por modelos insustentáveis de desenvolvimento. Mas só uma emergência da gravidade de…

É o clima, idiota!

Em 1991, George Bush tinha “vencido” a Guerra do Golfo e nadava de braçada, favorito para as eleições enfrentando o desconhecido governador de Arkansas, Bill Clinton. O estrategista de Clinton,…

A gente fuma todo dia

Quantos cigarros você fuma por dia? Você não fuma cigarro? Fuma sim. A poluição do ar é uma das principais causas de mortes no mundo. De acordo com estudo publicado…

Nós, o plástico e os oceanos

Estudo encomendado pelo Fórum Econômico Mundial relata a existência de 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos e, caso o consumo de plástico siga no mesmo ritmo, cientistas preveem que…

Amarga Ilusão

Batemos recorde seguidos de meses e anos mais quentes da história humana, com consequências graves já em curso, afetando a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta com…

Semana do Clima: história e ação

09Não foram números recordes de inscrições com mais de 5500 pessoas de 32 países da região e 93 nacionalidades, que fizeram da Semana Latino Americana e Caribenha do Clima, promovida…
Menu