ARTIGOS

Do Everest às Marianas (passando pelo estômago)

Uma nova doença, causada pela ingestão de plástico por aves marinhas, foi descrita recentemente por pesquisadores do Museu de História Natural do Reino Unido. O estudo escolheu analisar pardelas-de-patas-rosadas da…

Entre a Vila e a Barra

Mais um recorde quebrado. As chuvas que atingiram o litoral de São Paulo durante o Carnaval de 2023 despejaram o maior volume de água já registrado na história do Brasil.…

Um inferno para chamar de nosso

Entre os anos 1307 e 1321, Dante Alighieri escreveu uma obra-prima da literatura mundial. A Divina Comédia trouxe o próprio Dante como protagonista e acompanha sua história de conversão: de…

Um oceano de oportunidades

O maior habitat do planeta está cada vez mais sendo afetado pela mudança global do clima. Os oceanos desempenham um papel fundamental no equilíbrio planetário, seja por produzir 70% do…

Mudança do Clima: engenharias, agronomia e geociências

Até alguns dias atrás o mundo estava reunido na 26ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima, a COP26. Nunca antes, uma conferência de…

COVID-19, inovação e (des)igualdade

11 de março de 2020. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara, oficialmente, que enfrentamos uma pandemia. O vírus que se alastrou pelo planeta teve seu primeiro caso reportado pela…

Por que aqui não?

Depois de sair de uma reunião com lideranças indígenas Tuxá em Paulo Afonso, pegamos a estrada em direção a Uauá. Era 2010 e o deputado federal, Edson Duarte, concorria ao…

Energia solar: emprego, economia e meio ambiente

Não é mera coincidência que a maior inflação de maio dos últimos 25 anos aconteça junto da maior crise hídrica dos últimos 91 anos no Brasil. As evidências científicas demonstram…

Um oceano de oportunidades

O maior habitat do planeta está cada vez mais sendo afetado pela mudança global do clima. Os oceanos desempenham um papel fundamental no equilíbrio planetário, seja por produzir 70% do…

Meio Ambiente no boleto

Não bastasse a pandemia levando vidas, pressionando governos, arrasando setores econômicos e afastando as pessoas, em 2021 também vivemos a maior crise hídrica em 91 anos no Brasil. Enquanto isso,…

Sem clima para a economia

Um vídeo que viralizou logo no início da pandemia mostra o fundador da Microsoft, Bill Gates, na conferência anual TED. Gates sobe ao palco empurrando um antigo cilindro de mantimentos…

Futuro sem senso

Enquanto o mantra da nova economia é data is the new oil, políticas públicas precisam recorrer à corporações privadas como Google e Waze para garantir dados, institutos públicos são sucateados…
Menu