ARTIGOS

É o clima, idiota!

Em 1991, George Bush tinha “vencido” a Guerra do Golfo e nadava de braçada, favorito para as eleições enfrentando o desconhecido governador de Arkansas, Bill Clinton. O estrategista de Clinton,…

A gente fuma todo dia

Quantos cigarros você fuma por dia? Você não fuma cigarro? Fuma sim. A poluição do ar é uma das principais causas de mortes no mundo. De acordo com estudo publicado…

Nós, o plástico e os oceanos

Estudo encomendado pelo Fórum Econômico Mundial relata a existência de 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos e, caso o consumo de plástico siga no mesmo ritmo, cientistas preveem que…

Amarga Ilusão

Batemos recorde seguidos de meses e anos mais quentes da história humana, com consequências graves já em curso, afetando a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta com…

Semana do Clima: história e ação

09Não foram números recordes de inscrições com mais de 5500 pessoas de 32 países da região e 93 nacionalidades, que fizeram da Semana Latino Americana e Caribenha do Clima, promovida…

Para-brisa limpo, prato vazio

Nossa história já presenciou cinco extinções em massa, que funcionaram como um recomeço evolucionário. Há 450 milhões de anos, 86% de todas as espécies vivas foram mortas. Setenta milhões de…

Bolívar Sequestrado

No longínquo ano de 2004, eu, então militante estudantil, assisti o documentário sobre uma tentativa de golpe fracassado na Venezuela. Em “A Revolução não será Televisionada”, documentaristas irlandeses que estavam…

Resiliência urbana: prevenção para redução de riscos

Mais da metade da população mundial já vive em cidades, transformando-as na chave para a vida humana no século XXI. Neste contexto, o conceito de resiliência urbana pavimenta as discussões…

Darwin e a Resiliência

Em 1832, durante o carnaval da cidade, chegava a Salvador o brigue britânico HMS Beagle, trazendo a bordo um jovem naturalista. Aqui, Charles Darwin teve seu primeiro contato com uma…

Mais Armas, Mais Crimes

Você entra em uma loja de departamentos e, entre camisetas e anzóis de pesca, encontra prateleiras recheadas com pistolas, espingardas e outras armas de fogo. Sem muita burocracia você, ou…

Sem acordo

Depois de 48 horas do término da chuva, a região metropolitana de São Paulo ainda tinha pontos de alagamento. Foram 13 mortes, mais de 21 milhões de pessoas paralisadas, sistema…

Atrasa-lado ou salva-vidas?

Artigo originalmente publicado na edição impressa em 27/02/2019 do Jornal Correio. Tem gente que chama ele de atrasa-lado, porque acha que tudo demora mais um pouco e, que no final…
Menu