Rio Camarajipe pode ser recuperado, indica André Fraga (PV)

Compartilhar

Iniciativa marca o Dia Mundial da Água em Salvador 

O maior rio urbano de Salvador pode ser renaturalizado. Essa é a expectativa do Vereador André (PV), após protocolar um projeto de indicação (PIN-176/2021), que pode recuperar o Rio Camarajipe. Para o vereador, a experiência que está em curso com o Mane Dendê no Subúrbio, somada ao projeto do Camarajipe, podem ser grandes exemplos para a expansão da recuperação de bacias hidrográficas por toda a cidade.

“Sabemos que a cidade passou por um processo de crescimento desenfreado e desordenado, mas não cabe mais, aos nossos tempos, esse modelo de desenvolvimento que estrangule os nossos rios. Recuperar os rios reafirma o compromisso de Salvador em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, trazendo qualidade de vida para a população”, enfatiza André Fraga que protocolou na última sexta-feira(19/03), um pedido ao Executivo para realizar um estudo de viabilidade técnica.

O projeto de indicação traz ainda referências de cidades como Paris e Seul, exemplos bem-sucedidos de revitalização dos seus rios que adotaram medidas que vão desde a criação de estação de tratamento de esgoto, uma legislação para aplicar multas e incentivos para a manutenção da qualidade do rio, bem como um trabalho de educação ambiental com parcerias público-privadas.  

Até o final da década de 1970, o rio Camarajipe serviu para o abastecimento da cidade, mas deixou de cumprir essa função devido a grande poluição causada pelo lançamento de esgoto e resíduos tóxicos. Com sua nascente na região de Pirajá, o rio Camarajipe possui 14 km de extensão e percorre mais de 35 localidades, entre elas, Saramandaia, Alto do Cabrito e o Caminho das Árvores. Chega a ter 20 metros de largura, em alguns trechos, com a sua foz no bairro do Costa Azul. Ao todo, Salvador possui 12 bacias hidrográficas.  

(Ascom/Vereador André Fraga – PV)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu