Livro: Política em tempos de indignação de Daniel Innerarity

Compartilhar

Reflexão apurada dos nossos tempo. Pensador espanhol Daniel Innerarity escreve a partir de um tema universal. Serve pra Espanha como para o Brasil atual. Vale a pena.


O que os políticos fazem é bem conhecido e pouco entendido. A sociedade compreende pouco os condicionamentos no meio dos quais é preciso se mover e as complexidades da vida pública. Isso não deve ser entendido como uma desculpa, pelo contrário: é o elemento de objetividade que nos permiteafinar nossas críticas e impedir que dominem de forma desenfreada o espaço da impossibilidade.

O grande inimigo que é preciso combater não é tanto a miséria ou o medo, mas sobretudo a ignorancia. Nossos principais desafios tem a ver com o conhecimento em sentido amplo, e as estratégias mais decisivas se orientam para a política do conhecimento, a ciência, a tecnologia, a inovação, a investigação e a formação. A verdadeira riqueza das nações reside no seu saber. Que significado tem isso para a política? Que desafios o governo coloca? Seja como for, é preciso voltar a desenhar instituições de governo na era das redes. A governança efetiva no Século XXI requer colaboração organizada. Trata-se de transformar hierarquias em ecossistemas de conhecimento colaborativo e mudar assum radicalmente a cultura de governo a partir de um saber técnico centralizado para outro em cujo desenho a revisabilidade ocupe um lugal fulcral. As aprendizagens em política requerem processos de reflexão em que possam ser analisadas as consequencias das mudanças introduzidas, os possíveis efeitos não desejados, e em que se elabore uma avaliação conjunta das políticas públicas.

Em outros tempos pensar talvez fosse considerado uma perda de tempo; no nosso pensar é uma forma de poupar tempo, um modo radical de atuar sobre a realidade.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu