Fórum Coleta Seletiva Solidária reúne 13 cooperativas para discutir soluções para a reciclagem em Salvador

Compartilhar

Nesta quinta-feira (17), Salvador sediou o primeiro Fórum Coleta Seletiva Solidária da cidade. O evento, promovido para pensar soluções para os desafios da reciclagem da capital, ocorreu no Café Teatro Nilda Spencer, na Barroquinha. O Fórum foi idealizado pelo vereador André Fraga (PV), presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação para Sustentabilidade, em parceria com 13 cooperativas de reciclagem, Fórum Lixo e Cidadania e Movimento Nacional Dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). 

Estiveram presentes também representações de ao menos sete órgãos municipais e estaduais, além de organizações civis, empresas e acadêmicos. “Saímos com uma pauta unificada para que o governo municipal possa, de fato, iniciar a implantação da coleta seletiva e reciclagem na cidade”, afirmou Fraga. A reunião tratou da escassez de instrumentos técnicos adequados para realizar a coleta e outros processos de tratamento dos resíduos, além dos baixos valores acessados pelas cooperativas e cooperados pelo trabalho realizado.

“Para a gente, é uma satisfação muito grande. É o pontapé inicial para a melhoria do trabalho, de condições dignas aos catadores e catadoras de materiais recicláveis de Salvador. [A reunião foi] muito produtiva. Eu tenho certeza que Salvador vai ter uma nova roupagem depois desse Fórum”, relatou Genivaldo Ribeiro (Tico), coordenador da Cooperativa Ecológica do Paraguary (Cooperguary). 

Além desta, participaram do evento as cooperativas Agentes Autônomos de Reciclagem e Responsabilidade (Coopcicla), Bariri (Cooperbari), de Reciclagem União Nazaré (Crun), de Reciclagem e Serviços do Estado da Bahia (Cooperes), dos Recicladores da Unidade de Canabrava (Coopebrava), dos Catadores de Reciclagem de Cajazeiras (Coocreja), de Agentes Ambientais Nova República (Canore), de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), de Reciclagem de Lixo (Cooperlix), Canarecicla e Coleta Cidadã. 

O governo municipal foi representado pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e as secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Desenvolvimento Econômico (Semdec), Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). A nível estadual, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) esteve presente, assim como a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Banco do Nordeste e o programa Recicle Já.

“Estamos satisfeitos com o resultado! São necessários muitos setores para mobilizar mais investimentos para a reciclagem e sustentabilidade, mas também esse deve ser um interesse de todos. O mandato está comprometido para que essas pautas saiam do papel, se transformem em políticas públicas, transformem a vida de pessoas gerando emprego, renda, negócios… e entre na sua casa, para que você possa fazer a sua Coleta Seletiva”, concluiu Fraga.

(Ascom/Vereador André Fraga – PV)

Menu