‘Corremos risco de ficar sem água em Salvador’, denuncia André Fraga (PV)

Compartilhar

O vereador André Fraga (PV) protocolou o Projeto de Indicação (PIN) 180/2023, que pede ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a criação da Unidade de Conservação da Serra da Chapadinha, região localizada entre os Municípios de Itaetê, Mucugê e Ibicoara. A medida é necessária para proteger a área do avanço da mineração, o que ameaça a existência e qualidade do Rio Paraguaçu, que abastece 60% de Salvador e Região Metropolitana (RMS).

Na sessão desta quarta-feira (9), no plenário da Câmara, ele explicou a situação. “O risco se dá porque o avanço da atividade mineradora pode ser responsável por secar a nascente do rio Una, localizado na região e que, por sua vez, alimenta o Rio Paraguaçu, principal fonte de abastecimento de água em Salvador e demais 80 municípios baianos”, disse. 

De acordo com dados abertos da Agência Nacional de Mineração e mapeados pelo Nexo, dos 18 mil hectares correspondentes à região da Serra, cerca de 78% receberam autorização de pesquisa mineral. Embora essa permissão seja referente apenas a uma exploração inicial, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) recebeu, em abril deste ano, denúncias de extração irregular de ferro na região.

“Apresentei o projeto para que, a partir daí, a gente garanta que Salvador não enfrente, por exemplo, o que Montevidéu está enfrentando hoje. Os habitantes de Montevidéu estão bebendo água salobra, porque já não tem mais água doce tratada para ser oferecida”, afirmou Fraga.

(Ascom/Vereador André Fraga – PV)

Menu