Ativistas protestam em Salvador contra restrição do uso da cannabis medicinal

Compartilhar

Um protesto ocorreu no dia 21 de outubro, às 9h, na frente da sede do Conselho Federal de Medicina (CFM) de Salvador, localizado na Rua Guadalajara, 175 – Barra. O ato visava chamar atenção da decisão do CFM de restringir o uso da cannabis medicinal no Brasil. 

O protesto teve presença de pacientes, médicos, pesquisadores e demais ativistas. O vereador André Fraga (PV), autor do Projeto de Lei 172/2021, que pretende distribuir medicamentos à base de cannabis no SUS, também esteve presente.

De acordo com a resolução nº 2.324/2022 do CFM, o uso de cannabis medicinal ficaria restringido apenas a casos específicos de epilepsia ou em pesquisas científicas. Até então, o canabidiol (CBD) e outros derivados da cannabis medicinal eram indicados para mais de 20 diferentes condições médicas, como depressão, dor crônica, dor oncológica, Parkinson, Alzheimer e até câncer. 

“A decisão é um retrocesso. É inaceitável que, diante da comprovada efetividade da cannabis medicinal em tratar das doenças e melhorar a qualidade de vida dos pacientes como um todo, o CFM escolha dar um passo atrás”, lamentou André Fraga.

_(Ascom/Vereador André Fraga)_ 

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu