Aleixo Belov vai receber título de cidadão soteropolitano

Compartilhar

Honraria foi concedida por iniciativa do Vereador André Fraga(PV)

Foi aprovado nesta terça-feira(04/05), em sessão na Câmara de Vereadores, o projeto de resolução (PRE 21/2021) que concede o título de cidadão soteropolitano ao navegador ucraniano, Aleixo Belov. De iniciativa do Vereador André Fraga(PV), o título será entregue em cerimônia com data a ser definida. 

“Radicado na Bahia desde criança, após fugir do seu país de origem por causa da 2ª Guerra Mundial, Aleixo construiu a sua trajetória em Salvador e tornou-se um dos maiores especialistas em engenharia naval do país. Deu a volta ao mundo por 5 vezes a bordo do Veleiro Três Marias e do Veleiro Fraternidade sendo, este último, doado ao povo da Bahia para ficar exposto no Museu do Mar que funcionará na sede que leva o seu nome. Por este legado é que devemos conceder o título ao navegador”, comenta André Fraga após aprovação da matéria na Casa Legislativa. 

Alexey Dimitrievitch Belov, 78 anos, conhecido como Aleixo Belov, nasceu em Merefa na Ucrânia durante a ocupação alemã. Chegou na Bahia aos 7 anos de idade, junto com os pais, para fugir da 2a Guerra Mundial. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Localizada no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, a Fundação Aleixo Belov está alinhada com a Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030. O casarão abrigará uma biblioteca, parte do acervo do navegador com recursos multimídia, além de uma cafeteria e espaços para encontros e reuniões.

(Ascom/Vereador André Fraga – PV)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu