top of page
andrefragalogo.png
rio2.jpeg

Criamos a lei que amplia a quantidade de APCCs em Salvador.

Em 2023, o prefeito Bruno Reis sancionou a Lei 9.709/2023 que estabelece as Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCCs). São vias exclusivas que, entre 4h e 5h30, são destinadas apenas para ciclistas de alta velocidade. O projeto está sendo implementado e determina que cada via tenha ao menos 1,5km em ambos sentidos, permitindo até 2 APCCs por prefeitura-bairro. Dado o alto desempenho dos ciclistas durante os treinos, as ciclovias e ciclofaixas são insuficientes e, por isso, As APCCs oferecem mais segurança.

landingpage_eixos_campanha2024-06.png
Bike - Pedala com a gente - 2022 (25)(1).JPG

O vereador

do ciclismo

em Salvador.

O vereador

do ciclismo

em Salvador.

landingpage_eixos_campanha2024-13.png
-1128497.webp

Criamos a lei que destina 10% da receita de multas de trânsito para a mobilidade ativa

É nosso o Projeto de Lei 85/2021 que direciona 10% da receita de multas de trânsito para a mobilidade ativa, encaminhado para a implantação, sinalização e educação no trânsito. A medida ainda aguarda implementação pelo Executivo.

26_05_2024_pedal_manual_do_cilcista_foto_Marcelo_Gandra_071.jpg

Cobramos a manutenção de ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade.

Os ciclistas amadores e profissionais de Salvador contam com mais de 300 km de ciclovias e ciclofaixas. Grande parte desses quilômetros foram possibilitados por meio de pedidos realizados por nosso mandato, e nosso objetivo é que a malha cicloviária aumente nos próximos anos, devido às nossas parcerias e incentivos com diversos grupos de pedal da cidade.

26_05_2024_pedal_manual_do_cilcista_foto_Marcelo_Gandra_012.jpg

Desenvolvemos uma petição no Senado Federal buscando a redução de tributos na produção de bicicletas

Mesmo antes de se tornar vereador, André já defendia o ciclismo e, em 2020, ele propôs a redução de tributos na produção de bicicletas junto ao Senado Federal, no Portal e-Cidadania. Com mais de 20 mil assinaturas, a ideia foi transformada no Projeto de Lei 3289/2021 e, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos, após tramitar na Comissão de Direitos Humanos, virou Lei (em tramitação).

Ativo 4_1_4x.png
26_05_2024_pedal_manual_do_cilcista_foto_Marcelo_Gandra_001.jpg

Estamos lutando pela isenção de ICMS para bicicletas na Bahia

Buscando incentivar ainda mais a mobilidade ativa urbana, assim como a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social e sustentável, desenvolvemos o Projeto de Indicação (PIN) 35/2022, solicitando a isenção de ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações) na Bahia. Pois acreditamos que a compra de bicicletas, além de estimular o uso de transportes alternativos, também provoca consciência de práticas sustentáveis de seus cidadãos.

1. Propor obrigatoriedade de  disciplina sobre a segurança  do ciclista para as Autoescolas do município;

2. Buscar ampliação e fortalecimento do programa de  segurança do ciclista nas empresas de ônibus municipais;

3. Defender a  instalação de paraciclos  em empresas e organizações públicas e privadas;

4. Continuar lutando pela ampliação e  melhoria da malha cicloviária municipal; 

5. Cobrar  monitoramento  da malha cicloviária através de dispositivos de segurança pública;

6. Estimular ações de  conscientização,  educação e respeito à mobilidade ativa no município.

landingpage_eixos_campanha2024-15.png

Se você, assim como nós,
acredita que é possível,
participe da nossa campanha!

landingpage_eixos_campanha2024-17.png
landingpage_eixos_campanha2024-18.png
landingpage_eixos_campanha2024-16.png

FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL ( PT-PV-PCdoB) CNPJ Contratante: 56.297.326/0001-87

10321467.png

Lutamos pelo aumento da segurança dos ciclistas junto à PM-BA

Para lidar com a falta de segurança para os ciclistas,no ano de 2021, participamos de audiências com autoridades policiais para criar um canal de comunicação entre ciclistas e a Polícia Militar, além de patrulhas nas ciclovias. Dias depois, na reunião com o então secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, entregamos mapas de pontos críticos de assaltos a ciclistas, propusemos incluir "roubo de bicicleta" em registros policiais e a criação de um cadastro de bikes com números de série para auxiliar na recuperação. Ao longo do tempo, enviamos ofícios à CCR para iluminação e monitoramento das ciclovias perto do metrô, e à Transalvador para educar motoristas de ônibus, reduzir velocidades e sinalizar próximo a ciclofaixas.

IMG_6074.HEIC

Fizemos uma petição para incluir uma ciclofaixa no projeto da ponte Salvador x Itaparica

Outro assunto muito debatido na Comissão Permanente de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, do qual fazemos parte, é a implementação de uma ciclovia no projeto de Ponte Salvador-Itaparica. Desenvolvemos uma petição pública para exigir que o Governo do Estado acate o pedido, uma vez que é fundamental o incentivo ao uso de bicicletas e a integração das ciclovias com outros modais de transporte no referido trajeto.

metro-e-cptm-com-novos-horarios-de-bicicletarios-e-permissao-de-bikes.png

Estamos lutando por mais acesso de bikes no metrô

Pensamos que a mobilidade urbana sustentável precisa priorizar a bicicleta e integrá-la aos diversos modais existentes. Por isso, nosso objetivo é lutar para que os horários permitidos para as bicicletas nos vagões sejam estendidos durante todo o funcionamento do metrô. Atualmente, bike só entra no vagão a partir das 20h, em dias úteis, aos sábados, a partir das 14h, e nos domingos e feriados durante toda a operação.

26_05_2024_pedal_manual_do_cilcista_foto_Marcelo_Gandra_073.jpg

Lançamos o Manual do Ciclista de Salvador

A parceria entre o mandato e ciclistas de toda a cidade resultou no Manual do Ciclista, produzido conjuntamente. A cartilha traz dicas e informações fundamentais para quem pedala em Salvador, além de tudo sobre o uso e dinâmicas que envolvem o fluxo de ciclistas em Salvador. Trata-se, ainda, de um compilado de informações, como modelos de bicicletas, tamanho ideal de acordo com a altura do usuário, circulação correta, contatos de grupos, lojas e oficinas especializadas, além de toda legislação vigente sobre o tema. 

Qualquer pessoa tem acesso ao material, que é distribuído entre os grupos de pedal, em lojas de materiais esportivos, e também gratuitamente pelo link abaixo.

https://www.manualdociclistassa.com/

yoda-2_4x.png
bottom of page