Roubos de bicicletas e a criação de um cadastro único de registro das bikes foram discutidos no encontro
Sensação de insegurança e prejuízos com os constantes assaltos a ciclistas em Salvador foram os assuntos tratados em um reunião nesta quarta-feira (03/03), com o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, o Vereador André Fraga (PV) e representantes de grupos de bike da capital baiana.
“Hoje não existe a tipificação do roubo de bicicletas no sistema da SSP que gera o Boletim de Ocorrência e isso precisa ser revisto. A bicicleta precisa ser valorizada como um meio de transporte, assim como os automóveis”, enfatiza André Fraga, que entregou ao secretário dois projetos de indicação.
O primeiro, sugere que o sistema da SSP de registro de ocorrências inclua o campo “Roubo ou Furto de Bicicleta”, algo que ainda não existe. Outro projeto de indicação é a criação de um Cadastro Estadual de Bicicletas Roubadas, constando o número de série do equipamento, entre outros itens que podem ajudar na recuperação das bikes.
Os ciclistas, Iulo Lobo e Dinah Silva, reforçaram os pedidos das comunidades de bike de Salvador por rondas ostensivas nas ciclovias e a ampliação do sistema de videomonitoramento da polícia em vias da cidade com mais casos de roubos.
Na oportunidade, foi entregue também um mapeamento dos pontos mais críticos com relação a assaltos, pedindo uma atenção especial a esses pontos, entre eles, as ciclovias da Paralela, um trecho no Jardim dos Namorados e entre a Boca do Rio até o Aeroclube.
(Ascom/Vereador André Fraga – PV/ Fotos: Ascom/SSP-BA)