O setor de transporte é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa em Salvador, de acordo com levantamento da ONG Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). Para mudar essa realidade, o vereador André Fraga propôs projetos que incentivam o uso de carros elétricos na cidade. Esse tipo de veículo polui menos o meio ambiente, mas ainda enfrenta desafios, como falta de infraestrutura na cidade e preços altos.
Uma das ideias do vereador está no Projeto de Lei 143/2021, que torna obrigatório instalar terminal para recarregar veículos elétricos em Salvador. A ideia é que pontos de recarga sejam colocados em condomínios, edifícios comerciais, novas edificações e centros comerciais. Além disso, André protocolou o Projeto de Indicação 268/2021, já aprovado, que pede ao Governo da Bahia a isenção do IPVA para veículos elétricos.
“De acordo com o Iclei, 74% dos gases de efeito estufa em Salvador vêm dos transportes. Assim como vários países do mundo estão fazendo, é preciso investir num modal com menos impacto ao meio ambiente”, explica o vereador.
Apesar da falta de incentivos, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de carros elétricos no Brasil cresceu 257% em 2021 em comparação com 2020. “É um setor que só cresce. A quantidade de carros elétricos vendidos no país bate recorde a cada ano, mas ainda precisamos criar uma infraestrutura que acolha essa nova realidade ou vamos ficar para trás”, defende Fraga.
(Ascom/Vereador André Fraga – PV)