Estudo conduzido pelo Senai Cimatec começa em setembro
A primeira fase de testes em Salvador de uma nova vacina contra a COVID-19 foi comemorada pelo Vereador André Fraga(PV) durante sessão ordinária, nesta segunda(30), na Câmara Municipal. O edil lembrou da importância do Senai Cimatec, centro tecnológico referência no Brasil, e chamou atenção para a necessidade de tirar a política municipal de inovação do papel para acelerar o desenvolvimento do setor na cidade.
“O Senai Cimatec está testando uma vacina com DNA baiano, uma vacina com dendê, poderia dizer assim e é fundamental que a gente entenda a importância que um ecossistema de inovação tem para a cidade. A vacina é apenas um elemento desenvolvido hoje no Senai Cimatec que tem pesquisas em quase todas as áreas do conhecimento. Eu queria registrar aqui a alegria da gente ter em uma cidade como Salvador, que é a uma cidade que tem a criatividade e inovação como elementos estratégicos, um espaço como o Senai Cimatec”, diz o edil.
O imunizante é desenvolvido por uma empresa de biotecnologia dos Estados Unidos e faz parte de uma força-tarefa com o Brasil e a Índia, através de uma parceria entre três instituições: Senai Cimatec, HDT Bio Corp e Gennova Biopharmaceuticals.
O vereador que foi secretário da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, reforçou como as parcerias que foram desenvolvidas com o instituto tecnológico à época ajudaram a criar políticas públicas para o segmento da inovação: “Tivemos uma série de convênios com o Senai Cimatec. Produzimos e promovemos chamadas para startups na busca por soluções para a cidade. A partir de uma parceria com esse instituto conseguimos desenvolver também a política municipal de inovação.”
Presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara, André Fraga vai mediar no próximo dia 8 de setembro, às 10h, uma audiência pública que vai discutir a implementação da Polícia Municipal de Inovação.
“A gente precisa entender como está a aplicação dessa lei porque hoje Salvador possui grandes startups que estão buscando e não conseguem acessar os avanços que estão na política”, finaliza o vereador.
(Ascom/Vereador André Fraga – PV)