O Jardim Botânico de Salvador recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). A notícia foi dada nesta quarta-feira (23) e foi motivo de comemoração do vereador André Fraga (PV). Durante sua gestão como secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, Fraga foi responsável pela reforma do espaço.
“O Jardim Botânico de Salvador tem 160 mil metros quadrados de área de estudo, manutenção e conservação da mata atlântica. É um local muito especial e que estava abandonado. Graças a reforma que fizemos em 2020, hoje o Jardim Botânico cresceu e ganhou esse reconhecimento internacional que nos deixa tão contentes e orgulhosos do trabalho realizado”, disse o parlamentar.
Localizado em São Rafael, o Jardim Botânico de Salvador tem opções de trilhas, doação de mudas, estrutura para pesquisa de mais de 61 mil espécies vegetais de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, dentre outras características. O acesso ao espaço é gratuito e acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, das 8h às 14h.
Já os Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica são locais que desenvolvem projetos de conservação, desenvolvimento sustentável ou conhecimento tradicional e científico sobre espécies da mata atlântica. Atualmente, são cerca de 70 postos avançados reconhecidos em 14 estados brasileiros.
Na Bahia, além do Jardim Botânico, os projetos Aruá Observação Aves/Natureza e Fazenda Bicho Preguiça, ambos localizados em Praia do Forte, também foram reconhecidos pela Unesco como Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
(Ascom/Vereador André Fraga – PV)