Ativista ambiental, evangélico, criador do Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e uma das milhares de vítimas da covid-19 no Brasil. Assim foi Carlos Terena, que empresta seu nome à mais nova praça de Nova Brasília de Valéria, na Rua Brumado. Inaugurada neste sábado (18), a homenagem é fruto de uma indicação do vereador André Fraga (PV).
Com investimento superior a R$ 300 mil numa área de 800 metros quadrados, a praça tem conjunto de mesas para jogos, paraciclos, parque infantil, academia de saúde, academia de ginástica, mini-quadra, dentre outras características. A obra foi de responsabilidade da Prefeitura de Salvador, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).
“Essa foi uma promessa que fiz na campanha, pois a população de Nova Brasília de Valéria estava demandando por esse espaço de lazer. Nosso mandato correu atrás para viabilizá-lo”, explicou Fraga (PV). Ele destacou ainda a homenagem ao líder indígena. “A ideia de lembrarmos de Carlos Terena surgiu da importância de valorizarmos as personalidades que lutaram pela sustentabilidade em nosso país”, argumentou.
Terena morreu em 2021, aos 66 anos, no Distrito Federal, após passar 17 dias internado por complicações provocadas pela Covid-19. Além de criador e coordenador-geral dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ele foi também criador do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (Conplei) e era servidor aposentado da Fundação Nacional do Índio (Funai).
(Ascom/Vereador André Fraga – PV)