Morador e representante do bairro de Stella Maris e região, o vereador André Fraga (PV) comemorou neste sábado (11) o aniversário de um ano de instalação da Casa So+ma do bairro. Localizada na Alameda Guarapari, o espaço funciona como um ponto de coleta de recicláveis e a unidade é líder no cadastro de pessoas e arrecadação de materiais entre as 11 casas so+mas da cidade. Desde sua inauguração, em 11 de junho de 2021 até o final de maio de 2022, já foram mais de 239 toneladas de resíduos coletados.
“Isso é resultado da união da comunidade, que abraçou esse projeto e está participando, guardando, separando seus resíduos e levando pra reciclagem. É também fruto do trabalho que fazemos de conscientização ambiental”, disse Fraga.
Fruto de uma parceria entre a startup socioambiental So+ma e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), a Casa So+ma tem a missão de estimular a coleta seletiva. Para isso, há um programa de vantagens, através do qual os participantes trocam resíduos recicláveis por pontos, que por sua vez dão direito a cursos, exames, alimentação básica, desconto em supermercados, entre outros benefícios.
No caso de Stella Maris, mais de 5 mil recompensas já foram resgatadas pelos mais de 2,2 mil participantes cadastrados. Segundo os dados da própria startup, as 239 toneladas de resíduos reciclados só em Stella Maris correspondem a 1,9 mil árvores salvas e 13 milhões de litros de água economizados.
“A população de Stella abraçou o programa. É muito gratificante ver o engajamento de todos e o quanto eles perceberam a importância de seu comportamento, que essa atitude gera muito impacto ambiental”, afirmou a cientista comportamental Claudia Pires, uma das idealizadoras do projeto.
A primeira Casa So+ma de Salvador foi criada em 2019, quando André Fraga era o então secretário da Secis. O espaço tem também o apoio da Heineken e Ifood, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado das 9h às 13h. “Atualmente, na Câmara de Vereadores, luto para que mais pontos como este sejam espalhados por Salvador e que possamos aumentar a coleta seletiva em toda cidade”, defende o vereador.
(Ascom/Vereador André Fraga – PV)