Localizado no Terreiro de Jesus, stand teve curadoria do engenheiro ambiental André Fraga
A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) teve, pelo segundo ano consecutivo, um espaço dedicado ao debate sobre sustentabilidade. O stand ficou no Terreiro de Jesus entre os dias 4, 5 e 6 e funcionou com atividades gratuitas das 9h às 17h. No espaço, houve doação de mudas, reciclagem, troca de livros, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
“Assim como é na literatura, aproveitamos esse momento para discutir temas sérios sem deixar o dinamismo de lado. Para isso, tivemos atividades diversas, capazes de agradar e educar a todos os públicos”, disse o engenheiro ambiental André Fraga, curador do espaço e responsável pela programação.“É importante que um evento como a Flipelô propague ideais sustentáveis. Eu sou apaixonado por literatura e sou a prova viva do quanto ela pode auxiliar na busca de uma vida mais sustentável”, completou.
Fraga é idealizador do projeto ODS nas Ruas, que leva atividades pautadas no desenvolvimento sustentável para os bairros de Salvador. “No ano passado, o nosso espaço Flipelô Verde já foi um sucesso. Dessa vez, aproveitamos os aprendizados que temos no dia a dia com o ODS nas Ruas para levar sustentabilidade para o Pelourinho, Centro Histórico de Salvador”, finalizou.
Entre as atividades que foram realizadas na sexta-feira (4) estavam atividades musicais, de contação de história e roda de conversa sobre oceanos. No sábado (5), houve troca de livros e rodas de conversa sobre inovação, diversidade, sustentabilidade e empreendedorismo. Já no domingo (6), no encerramento da Flipelô, os destaques foram as oficinas com abelhas sem ferrão e uma batalha de rap. Em todos os dias, houve doação de mudas.
Confira abaixo a programação completa:
Dia 4/11 (sexta-feira)
– 9h às 17h, doação de mudas;
– 9h às 17h, Espaço Criativo da Sustentabilidade (Soloa);
– 9h, apresentação do Projeto Flauta Doce, com o maestro Gilmar Mendonça;
– 9h30, realização da oficina de improvisação sonora, com o maestro Gilmar Mendonça;
– 10h30, apresentação do Coral Raul Sá;
– 14h, contação de história para crianças e adultos;
– 15h30, roda de conversa: “Preservação do Oceano”;
Dia 5/11 (sábado)
– 9h às 17h, doação de mudas;
– 9h às 17h, escambo de livros;
– 10h, Animatrópole com Lu Obina;
– 11h, painel “Sustentabilidade e Diversidade”;
– 14h, roda de conversa: “Inovação e Empreendedorismo”;
– 15h30 às 17h, Sarau do Voa;
Dia 6/11 (domingo)
– 9h às 17h, doação de mudas;
– 9h, respiração consciente e bem-estar, meditação guiada com Ivone Miranda;
– 9h30, oficina hotel de abelhas e interação com abelhas sem ferrão;
– 14h às 15h, Viagem Literária – Escola Sulamericana
– 15h às 17h, batalha de rap.
(Ascom/Vereador André Fraga)