No próximo sábado (2), Salvador vai sediar o 1º Encontro das Hortas Urbanas, evento que tem o objetivo de reunir voluntários para trocar experiências e conhecimentos sobre agroecologia. O evento vai ser realizado na sede do Parque Social, localizado dentro do Parque da Cidade, das 8h às 13h. A organização é do mandato do vereador André Fraga (PV), idealizador do programa Hortas Urbanas Salvador, da então Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).
Desde 2016, a iniciativa já implementou 65 espaços de agroecologia em locais que, em sua maioria, eram terrenos baldios e viraram espaços úteis para a comunidade. Além disso, outras 43 hortas urbanas foram criadas em escolas municipais e houve mais seis hortas de folhas sagradas em espaços religiosos de matriz africana. O encontro promete ter voluntários desses espaços, além de pessoas interessadas na temática. A entrada é gratuita.
“As hortas urbanas podem contribuir para a melhora da qualidade de vida nas cidades. A prática traz vantagens para a alimentação, para o convívio com a natureza e até para as relações sociais. Por isso, fizemos questão de promover esse encontro como uma forma de manter estreitar laços e manter viva o voluntariado que faz a agroecologia acontecer em Salvador”, explicou Fraga.
O encontro vai ter palestras e rodas de conversa sobre voluntariado, Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), plantas sagradas e medicinais, cultivo de abelhas sem ferrão em hortas urbanas e compostagem. Para participar, é só se inscrever no link bit.ly/encontro-hortasdesalvador.
Serviço O quê? 1º Encontro das Hortas Urbanas de Salvador Onde? Parque Social (Av. Antônio Carlos Magalhães, 1213 – dentro do Parque da Cidade) Quando? Neste sábado (2), das 8h às 13h. Entrada: Livre. É preciso se inscrever no link bit.ly/encontro-hortasdesalvador
(Ascom/Vereador André Fraga – PV)