top of page
andrefragalogo.png
Foto do escritorAscom - Vereador André Fraga

Câmara atribui título de cidadão soteropolitano a empresário Hari Hartmann

Atualizado: 27 de set.

Geólogo, ambientalista e diretor-executivo da Polo Salvador será homenageado devido a requerimento do vereador André Fraga (PV)



A Câmara Municipal de Salvador vai conceder o título de cidadão soteropolitano para Hari Hartmann, geólogo, especialista do meio ambiente, presidente do Sindicato de Vestuário da Bahia (Sindvest) e diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). A sessão solene foi requerida pelo vereador André Fraga (PV) e será amanhã, 12 de junho, às 18h, no Plenário Cosme de Farias. 


“Hari é uma referência nacional quando o assunto é a aliança entre geração de empregos, empresariado e sustentabilidade. Mas, para a nossa sorte, ele escolheu Salvador como sua casa e nada mais justo do que render essa homenagem a ele, que vem há mais de trinta anos contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, afirma o parlamentar. 


A Polo Salvador, empreendimento mais conhecido do empresário, foi uma das primeiras entidades da capital a alcançar a certificação IPTU Verde, implementada durante a passagem de Fraga como gestor da então Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). Essa medida incentiva empreendimentos residenciais, comerciais, institucionais e industriais a efetivarem práticas de sustentabilidade em suas atividades cotidianas através da desoneração tributária. 


“Tenho me esforçado bastante para contribuir no trabalho associativo e levar minha experiência de vida, tanto como geólogo, quanto como empresário industrial. Feliz porque o legado que estamos tentando deixar para a comunidade baiana está sendo reconhecido”, comemora Hartmann. 


Natural de Giruá, no Rio Grande do Sul, Hartmann tem 67 anos de idade, é formado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e tem carreira na Bayer do Brasil. Mudou-se para a cidade de Campo Formoso, na Bahia, em 1986, onde permaneceu até dar início à sua vida empresarial. Em 1995, mudou-se para Salvador e permanece até hoje. 


Ao lado da esposa e sócia, Imelda Hartmann, há 24 anos criou seu negócio pautado na sustentabilidade no mercado da indústria têxtil, a Polo Salvador, sua marca mais recente. A empresa produz camisas polo para fardamentos corporativos e uso casual a partir da aplicação de mais de 40 ações sustentáveis, dos processos fabris ao produtos finais. 


Sua inovação recebeu diversas premiações, dentre a qualificação como a primeira camisa polo Carbono Zero do Brasil, homologada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Teve também a premiação Zero Energy, concedida pela Green Building Council (GBC) em 2019, tornando-se a primeira indústria do Norte/Nordeste e segunda do Brasil em autossuficiência energética; os 11º e 12º Prêmios Socioambientais da Fieb; a homenagem e honraria pelas boas práticas no 13º Prêmio Socioambiental da Fieb; e a Declaração de Conformidade relativa ao Programa de Verificação ESG da ABNT, que foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) de acordo com o documento ABNT - PR 2030. 


É uma declaração inédita no Brasil para o setor, que fez da Polo Salvador a primeira indústria têxtil do Brasil que atesta e reforça o comprometimento da empresa frente aos pilares ambiental, social e de governança.





Serviço

O quê? Sessão especial para entrega do título de Cidadão Soteropolitano para o empresário Hari Hartmann.

Onde? No Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro).

Quando? 12 de junho, às 18h.



Imagens da sessão:



bottom of page