A Prefeitura de Salvador ajustou, nesta semana, os plantios e áreas de requalificação em volta das árvores na Avenida Afrânio Peixoto, a Suburbana. Após orientação do vereador André Fraga (PV), a pasta refez as orlas, área permeável em volta do tronco da árvore, e vai selecionar espaços para o plantio de novas mudas. Antes, as árvores do canteiro central da via tiveram seu entorno coberto completamente por cimento.
Isso aconteceu por causa de um erro da empresa que executa o serviço, segundo o parlamentar. “Assim que o nosso mandato tomou conhecimento da realidade, acionamos imediatamente a Transalvador e cobramos uma solução. Quando eu era secretário da Secis, criamos o Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador que dá orientações muito claras de que episódios como esse não podem acontecer.”
Esse manual foi lançado em 2017 e orienta que a área mínima do canteiro, no momento do plantio, não poderá ser menor do que 0,40 x 1,0 metro, devendo aumentar proporcionalmente ao crescimento da árvore, de modo que sempre exista área permeável no entorno do tronco. Fraga garante que vai acompanhar as correções e cobrar para que elas sigam as orientações do manual, que pode ser acessado no link http://biblioteca.fmlf.salvador.ba.gov.br/phl82/pdf/livros/Manu_Arbo.pdf.
“No ano passado, a gente comprovou na minha pesquisa de doutorado a importância das áreas verdes nas cidades, reduzindo a chance de quem mora perto desenvolver diabetes ou hipertensão. Precisamos valorizar esses espaços”, disse Fraga, que é engenheiro ambiental e doutor em saúde pública pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
(Ascom/Vereador André Fraga (PV)