Nesta segunda-feira (15), o vereador André Fraga (PV) protocolou um projeto de indicação solicitando à prefeitura a nomeação do anfiteatro do Parque da Cidade como ‘Zelito Miranda’. Essa é uma homenagem ao forrozeiro baiano morto na última sexta-feira (12) por causa de problemas pulmonares.
“Nossa cultura perde muito com a morte de Zelito Miranda. Ele era um dos principais rostos do forró baiano. Nada mais justo que Salvador faça essa homenagem dando o nome de Zelito Miranda ao local onde o cantor se apresentou tantas vezes”, explica Fraga.
O tradicional Forró no Parque, evento que era comandado pelo artista, foi realizado no anfiteatro do Parque da Cidade até 2015, ano em que a área de lazer entrou em reforma. A festa gratuita logo ganhou destaque no cenário cultural da cidade, com a participação de outros músicos do estado, como Adelmário Coelho, Sarajane e Del Feliz.
Zelito também era morador de Stella Maris, bairro em que vive e atua o vereador André Fraga (PV).
Biografia Zelito Miranda era natural de Serrinha, nascido em 1956. O cantor já passou pelo MPB, rock e até tocou no grupo Novos Bárbaros, nos anos 1980, mas foi no forró que se encontrou e seguiu até os dias atuais, sendo conhecido como o “Rei do Forró Temperado”.
Ele se tornou uma das maiores referências da música junina na Bahia, inclusive, tornando-se o pioneiro nos ensaios de forró em casas noturnas de Salvador. Gravou um disco que chamava de MPN (Música Popular Nordestina), conseguindo seguir com a cultura de Luiz Gonzaga em sua carreira.
Ascom/Vereador André Fraga – PV