Engenheiro ambiental e presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação, o vereador André Fraga (PV) comemorou o reconhecimento internacional do Plano de Ação Climática de Salvador. Graças ao projeto, Salvador se tornou finalista do prêmio por melhores práticas de participação cidadã, concedido pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).
Também conhecido como Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC), o documento foi lançado em 2020 e idealizado pelo vereador André Fraga na época em que ele era o secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). O projeto também teve parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Programa de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), ICLEI América do Sul, WayCarbon, WWF, C40 e a Agência GIZ de Cooperação Alemã.
Além disso, a construção do PMAMC teve oficinas de participação de grupos da sociedade civil, algo que foi reconhecido pelo OIDP na premiação. “Os efeitos da emergência climática estão cada vez mais intensos e precisamos estar preparados para enfrentar estes desafios. Para isso, nada melhor do que a presença das pessoas que sentem na pele os problemas gerados. Por isso priorizamos a participação popular”, explica o vereador.
O plano é composto de 57 ações de curto, médio e longo prazos relacionadas à mitigação e à adaptação climática. Um dos destaques é o objetivo ambicioso de neutralizar as emissões de carbono na capital baiana até 2049, quando a cidade completará 500 anos. O plano completo pode ser acessado no link: https://bit.ly/pmamc.
Já o resultado do concurso será divulgado em outubro e a entrega do prêmio será em dezembro, na Conferência do OIDP, em Grenoble, na França. O prêmio é reconhecido mundialmente e tem uma parceria com a CGLU (Cidade, Governo e Locais Unidos), maior rede de cidades locais no mundo.
(Ascom/Vereador André Fraga – PV)