O domingo (5) foi especial para os banhistas do ParaPraia. O projeto recebeu os seus padrinhos, o engenheiro ambiental e vereador André Fraga (PV) e os jornalistas Rita Batista e Osmar Martins Marrom, na praia de Ondina. Juntos com os banhistas com deficiência física e com mobilidade reduzida, eles participaram do banho de mar assistido pelos voluntários Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O ParaPraia encerra temporada no próximo sábado (11/01) e domingo (12/01), das 8 às 12 horas, com entrada gratuita e atendimento por ordem de chegada.
“É comum esquecermos o quanto a praia pode ser um ambiente hostil para pessoas com certas deficiências ou mobilidade reduzida. O ParaPraia surge para lidar com esse problema. Estive ao lado dos organizadores do projeto desde a idealização porque acredito verdadeiramente no seu poder de transformação e inclusão. O convite para ser padrinho nesta volta do ParaPraia é uma grande honra”, comemorou o vereador.
Essa não será a primeira vez que o vereador participa da ação. Quando ele estava à frente da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), participou como voluntário ao lado de antigos padrinhos, como o cantor Saulo e a agora ministra da cultura Margareth Menezes. “Precisamos movimentar cada vez mais pessoas para poder, proporcionalmente, causar um benefício maior, e a chuva não impediu que a gente fizesse mais um dia de sucesso do ParaPraia. Com a companhia de Marrom e Rita Batista, foi melhor ainda”, acrescentou.
“O ParaPraia é um projeto encantador! Para nós, pessoas sem deficiência, ir à praia parece uma coisa tão corriqueira, as vezes não damos valor a essa orla maravilhosa, agora imagine o que é para uma pessoa com deficiência poder entrar no mar? Pessoas que, por conta da sua deficiência, muitas vezes não tiveram a oportunidade ou nunca foram à praia. Sou fã do projeto e fiquei muito feliz de ser madrinha. Eu estava com o meu filho e foi bom ele viver, participar dessa experiência, tão pequeno, aos cinco anos, e entender que o mundo deve ser verdadeiramente democrático, inclusivo e diverso”, comenta Rita Batista.
Já o jornalista Osmar Martins também ficou encantado e muito emocionado ao participar do projeto. “Temos que abraçar esse projeto que dá oportunidade as pessoas sem e com pouca mobilidade ir à praia, como todo baiano que ama o mar. É muito emocionante ver a felicidade das pessoas que estão participando e o apoio que todo mundo dá. Fiquei feliz também em ser padrinho ao lado de Rita Batista e junto com ter contribuído com muita alegria e brincadeiras com todos que estavam no mar. Esse projeto tão democrático tem que continuar e sempre ser apoiado pelas autoridades”, festeja.
Depois de dois anos de ausência, por conta do Covid-19, o projeto está de volta com o patrocínio da SEMPRE – Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, e apoio do Salvador Shopping. Com o retorno do evento, as cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes voltaram a ser utilizados em Ondina, que recebe uma infraestrutura adaptada com banheiros e pista de acessos adaptados, lounges em tendas e chuveiros. Com total segurança e conforto, os banhos são promovidos com a total assistência técnica de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, enfermagem, educação física, medicina, psicologia e biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.